Sobre

O Censo da Biblioteconomia Brasileira busca sanar uma demanda antiga, que é a de conhecer as pessoas formadas em Biblioteconomia no Brasil. A partir disso, seu propósito é servir como uma fonte de informação referencial que mapeie o perfil dos profissionais a partir de aspectos socioeconômicos, educacionais e de atuação. Seu público-alvo são pessoas formadas em Biblioteconomia, Ciência da Informação ou Gestão da Informação, indiferente do espaço em que estejam atuando (bibliotecas, centros de documentação, empresas, na docência, entre outros).

O censo é uma iniciativa da FEBAB, com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia e da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação na construção do instrumento de coleta de dados. Mas outras instituições, coletivos, movimentos e grupos podem se tornar apoiadoras.

Para dúvidas, entre em contato com secretariafebab@gmail.com

Linha do tempo

Elaboração

No segundo semestre de 2021, foi constituído um grupo de trabalho, com membros das três entidades de classe, responsável por construir e validar o instrumento do Censo.

Lançamento e coleta

O Censo é lançado em fevereiro de 2022, já disponível para a coleta dos dados. Regionalmente, as Associações e os Conselhos Regionais poderão disseminar o instrumento.

Apresentação dos dados

Durante o 29 Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação será apresentado um relatório de análise dos dados coletados. Posteriormente serão construídos relatórios setoriais e um portal para visualização.